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Sazonalidade – Como trabalhar estratégias de marketing digital?

O que é Sazonalidade?

Sazonal é algo que ocorre em momentos precisos. No comércio, a sazonalidade aproveita as datas comemorativas que promovem determinados produtos em determinadas áreas. Ocorre em um momento específico e passa. Nesses períodos temos: o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday’s Day, entre outras ainda mais específicas. Para essas datas, temos uma grande movimentação de produtos e serviços empresariais para vender mais.

A Importância do Marketing Digital nas Sazonalidades

O marketing sazonal é uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas, o que é ainda mais importante na hora de criar uma história com base em uma data esperada. Pessoas compram histórias e precisam de motivos para comprar. Combinar o storytelling de datas especiais e comemorativas com o seu marketing pode aumentar o ticket médio da sua empresa.

Possuir uma estratégia que trabalhe a sazonalidade é de suma importância, pois possibilita antecipar determinadas demandas com o objetivo de vender mais, ou até mesmo criar produtos de edição limitada para lançar campanhas, facilitando assim o aumento das vendas em períodos de baixa demanda.

O primeiro passo é o planejamento

Compreendendo o que é sazonalidade e a importância do Marketing nessas datas, não podemos esquecer de abordar a parte prática. E o planejamento é primordial para obter sucesso na sua estratégia.  Com esse planejamento, será possível adequar com mais facilidade o escopo de seus produtos e suas estratégias de vendas.

Com a correria da rotina, o planejamento pode passar batido, o interessante seria você fazer um calendário com as datas que você deseja atuar e que se encaixem perfeitamente com o nicho de operação da sua empresa. Com base nesse calendário, estabeleça as datas para começar a trabalhar no planejamento até colocar a campanha no ar definitivamente.

Além disto, o planejamento financeiro nessas campanhas é de suma importância. É fundamental a programação de um caixa específico, conforme as suas possibilidades, para essas datas possibilitando assim ter um marketing de sucesso durante as ações.

Esclareça a mensagem de acordo o seu objetivo

Definir como será a forma de comunicação da sua campanha é indispensável. Para o Natal, por exemplo, você deseja propagar uma mensagem que cause emoção nas pessoas? Ou deseja trabalhar algo mais bem humorado, que faça as pessoas darem risada?

Todo tipo de material que você for utilizar na ação (imagens, vídeos, texto) precisam estar de acordo com a mensagem que for passada na campanha.

Além de tudo, é necessário determinar para quem a mensagem será direcionada. Se é uma campanha de Natal, a comunicação deve ser com os filhos que estão buscando um presente dos pais. Se é uma campanha do dia da mulher, a comunicação deve focar na mulher. Dia das crianças, pode ter uma campanha para os pais e outra para os filhos. No entanto, vale prestar atenção também naquelas que não são tão exploradas como o dia do consumidor, por exemplo.

Considerar campanhas passadas

Estudar as estratégias antigas, também ajuda a definir qual caminho seguir. As campanhas anteriores tiveram um resultado positivo? A comunicação foi direta ao alvo da campanha? Como foi o engajamento da campanha?

Com esse histórico traçado teremos a ideia de qual caminho seguir, tendo a possibilidade até mesmo de usar a mesma estratégia, caso a os resultados tenham sido positivos.

Analise os resultados

Por fim, é importante que seja catalogado todos os resultados da campanha. Rendimentos financeiros, o engajamento interno e externo com a campanha e as vendas. São esses resultados que irão nortear uma boa campanha no ano seguinte (ou na data seguinte).

Dica: Não deixe também de procurar outras empresas ou mesmo influenciadores para parcerias, aumentando dessa forma o alcance e a eficiência de suas campanhas sazonais.

Contrate um profissional com antecedência

Contratar um profissional que possua experiência em anúncios e marketing digital é importante para obter um bom resultado.

Logo após você ter planejado seu calendário e se preparado financeiramente, não hesite em entrar em contato com uma agencia especializada, de forma antecipada, para dar o ponta pé inicial na sua campanha, pois para ter uma campanha de sucesso é necessário tempo de planejamento e execução.

Respeitando essas dicas, a possibilidade de ter ótimos resultados nas datas Sazonais é muito maior, com planejamento e acompanhamento especializado você vende muito mais e garante aquela injeção de caixa que faz toda a diferença!