Escolha uma Página

O que é Criptomoeda, NFT e Metaverso

Nos últimos meses, vimos um assunto explodir nos noticiários. O metaverso, NFTs e as já mencionadas criptomoedas apareceram com força total e muitas pessoas não entendem exatamente o que esses nomes significam. Se você é uma daquelas pessoas que quer saber mais, continue lendo.

Para entrar nesse assunto, é necessário entender o que são Criptomoedas

Em geral, a criptomoeda é uma forma de dinheiro – como outras formas de dinheiro com as quais vivemos todos os dias – a diferença é que é totalmente digital. Além disso, não é emitido por nenhum governo (como real ou dólar).

De acordo com o site Bitcoin.org, mantido pela comunidade Bitcoin, a criptomoeda foi descrita pela primeira vez em 1998 por Wei Dai, que propôs o uso da criptografia para controlar a emissão e negociação do tipo de dinheiro novo. Isso eliminaria a necessidade de uma autoridade central, como um fundo geral.

Como dissemos, a primeira criptomoeda de que ouvimos falar foi o Bitcoin, que surgiu em 2009 e acredita-se que tenha sido criado por Satoshi Nakamoto (pseudônimo usado por uma ou mais pessoas que criaram a moeda).

Qual o significado de  NFT,?

Nesso universo de moeda digital, está em destaque nos últimos tempos uma sigla: NFT.

Afinal, qual o significado dela?

NFT (token não-fungível) é um tipo de certificado que valida ativos digitais estabelecidos por meio do blockchain. Essa tecnologia pode ser usada para provar a propriedade de qualquer item virtual, como ingressos de jogos e compras.

Essa sigla é conhecida por vender milhões de produtos digitais online, mas a tecnologia existe desde o início dos anos 2010. Essencialmente, um NFT é como um autêntico selo criptográfico que torna um ativo digital único e raro. Com isso, o mercado de criptoativos que nasceu baseado em imagens, memes, vídeos, mensagens em redes sociais, jogos e outras mídias agora pode ter seus originais vendidos.

Vamos ao Metaverso!

“Metaverso: um universo digital vivo e persistente que proporciona aos indivíduos presença social e consciência espacial compartilhada, juntamente com a capacidade de participar de uma economia virtual extensa com profundo impacto social.” – Piers Kicks

Nos últimos 2 anos, vivemos uma digitalização extrema, estimulada pela pandemia do COVID-19, quando até as crianças começaram a usar e passar mais tempo nas redes sociais. Em 2020 (início da pandemia), o tempo que as pessoas usam a Internet aumentou, hoje passamos cerca de 30% do nosso tempo na Internet. Com base nessas informações, até 2030, passaremos mais tempo online do que offline.

Diante dessa nova realidade, reconhecemos a importância de criar uma economia digital e interação social no que chamamos de Metaverso! O Metaverso tem potencial de crescimento de 100x, pois ainda é pequena em comparação com outras empresas que estão movimentando o mercado de entretenimento.

Quando analisamos o ecossistema Metaverso, vemos que existem muitas formas de gastar e ganhar dinheiro. Plataformas e protocolos são usados ​​como infraestrutura para certos aplicativos, estúdios e jogos.
A coisa mais importante ao decidir investir no mercado de criptomoedas é entender seu protocolo, ou seja, a blockchain é responsável pela segurança e pelo desenvolvimento desse metaverso. Destacamos Ethereum e Solana, são os mais presentes nesse campo.

Metaverso e sua relação com o E-commerce

“A tecnologia do Metaverso se interconecta com o omnichannel, uma vez que os dois fazem uso do melhor dos dois mundos, o físico e o online. Quem ainda não é omnichannel, deve apostar nesse modelo de negócio, se não quiser ficar de fora das possibilidades fantásticas que o Metaverso trará em um futuro breve.” – Franklin Bravos, CEO da Signa

Muitas empresas usaram as estratégias do Metaverso. Um exemplo é a marca Gucci, que lançou um Tênis virtual que só pode ser usado com o auxílio da realidade virtual, em maio de 2021. Outro exemplo é a L’Oreal, que lançou uma coleção de cosméticos usados ​​nas redes sociais e em reuniões on-line.

Dessa forma, podemos prever que muitas empresas passarão a vender produtos virtuais, permitindo interações mistas com seus produtos e serviços. Assim, o Metaverso agora se tornou uma realidade para o e-commerce.