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A Internet e as redes sociais mudaram significativamente a forma como as empresas buscam novos clientes. Isso equilibrou as forças, porque até as pequenas empresas podem lutar pela atenção das pessoas da mesma forma que as grandes marcas conhecidas o fazem.

Em contrapartida mais oportunidades significam mais competição. Como você pode então fazer para que seu negócio seja visto por um público maior e atrair novos clientes com menos investimento?

O inbound marketing é a resposta para essa pergunta, pois é uma estratégia de marketing, idealizada por Brian Halligan, cofundador da Hubspot, que de maneira inteligente constrói uma presença digital consistente para sua empresa, gerando conscientização, engajamento, conversão e consequentemente aumentando a fidelidade do cliente.

O Inbound Marketing é uma metodologia que ajuda você a atrair visitantes e convertê-los em leads e clientes. Conhecendo os hábitos dos consumidores, podemos usar técnicas que os engaje com maior eficácia. A ampla maioria dos consumidores agem da mesma forma quando usam a internet para comprar algo:

– Começam realizando uma pesquisa nos buscadores, como Google e Bing. Fazendo assim, conseguem informações sobre o produto que quer comprar ou o problema que quer resolver;

– Depois fazem comparações entre marcas, modelos e tamanhos, verificando os pontos fortes e fracos dos produtos disponíveis no mercado;

– Finalmente, decidem fazer a compra;

O Inbound Marketing cria conteúdo e experiências que sejam importantes para o público-alvo. Ao invés de fazer contato direto, a estratégia é participar da sua vida online, ajudando quando necessário, mesmo que no momento não queiram comprar.

Essa estratégia bem-sucedida possibilita que a empresa melhore a geração e qualidade dos leads, aumente o tráfego orgânico no site, melhore a classificação nos sites de busca e aumente a venda com menor custo. Esses resultados podem ser alcançados por qualquer tipo e tamanho de negócio quando utilizam as ferramentas adequadas.

O Inbound Marketing é divido em etapas, chamado de funil de vendas, que são apresentadas abaixo:

Atração

A atração é feita quando o futuro cliente está no topo do funil, ou seja, ele ainda não te conhece, mas possivelmente já sabe qual produto ou serviço necessita ou deseja. Essa atração pode ser feita por intermédio de anúncios do Google Ads e do Facebook Ads, de conteúdo de blog e de mídias sociais.

Conversão

Com a atração, o futuro cliente torna-se um visitante do seu site, sendo fundamental que ele encontre conteúdo de qualidade para tirar dúvidas, aumentando o seu interesse a ponto dele fornecer dados importantes como nome, telefone e email.

Engajamento

Com os dados em mãos, o próximo passo é engajá-lo usando todos os meios disponíveis como e-mail marketing, vídeos, conteúdos nas redes sociais. Além disso, o contato se torna mais próximo podendo ser extraído informações sobre o seu perfil para criar estratégias personalizadas.

Fechamento

Depois de engajar o futuro cliente e conhecer mais sobre ele, é possível entender se chegou o momento de realizar o fechamento. Essa é a parte final do funil, onde se encontram as pessoas mais propensas a fechar o negócio.

Otimização do funil

Uma otimização do funil pode ser realizada fazendo com que as pessoas que não fecharam, e que já sabemos o seu perfil, retornem ao início do funil e sejam impactadas com uma nova ação de marketing, com conteúdo mais específico e eficaz. Esse ciclo pode ser repetido aumentando a previsibilidade, facilitando a toma de decisão, e aumentando a  possibilidade de sucesso.

Com ajuda profissional, conhecimento do seu público-alvo e muito planejamento, é possível ter ótimos resultados. É hora de construir uma estrutura que levará sua empresa ao sucesso.

Se o inbound marketing te interessou e se você quer saber mais informações para melhorar os resultados da sua empresa, entre em contato conosco.